Objetivos

Nosso objetivo principal é simples e minimalista: Viver em harmonia e em contato com a natureza. E sempre que possível buscaremos fazer da ecovila um Centro de Excelência para vivências, retiros, eventos, cursos e práticas efetivas para o desenvolvimento da permacultura, da agroecologia, da bio-construção, das artes e  da cultura tradicional – sempre na defesa dos valores conservadores e eternos.

Nossa ética
em 5 princípios

Deus acima de tudo

1

Uma Grande Família

2

Cuidar da Terra

3

A Arte e o Belo

4

O Servir e a Caridade

5

Ética da Permacultura

Originalmente a permacultura defende 3 éticas: Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas e Cuidar do Futuro. Aqui na ecovila nós fizemos uma releitura e criamos os 5 princípios citados acima para pautar nosso regimento de convivência e nossas atividades.

ECOVILA

Ecovila é um modelo de assentamento humano.

São comunidades de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida rural e de auto-suficiência. São entidades autônomas na medida em que preenchem, numa área limitada e apreensível, as principais funções sociais: moradia, sustento, produção, vida social, lazer etc. Nesse sentido pode-se entender uma ecovila como um microcosmo.

Neste contexto as ecovilas surgem como modelos alternativos ao padrão insustentável das sociedades modernas, incorporando os antigos conhecimentos conservadores e das tradições milenares com a moderna tecnologia. Os modelos de auto-suficiência desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos pelas milhares de ecovilas ao redor do mundo formam um grande banco de dados de soluções aos atuais problemas da humanidade e  são fonte de riquíssimas experiências que podem ajudar a reconectar as pessoas à terra numa forma que permita o bem estar das futuras gerações.

É perfeitamente possível que o ser humano seja capaz de criar uma vida cheia de amor e sentido. E esta é a parte central em uma ecovila, sua vida social, cultural e espiritual.

Em 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU como uma das 100 melhores práticas modelo de vida sustentável.

BAMBU

Aprendendo a ser como o bambu:

Se curva mas não quebra, ensinando assim a preciosa lição da humildade e da flexibilidade;

A fragilidade é apenas aparente, mas há registros de que tem resiliência para suportar até furacões;

Vive sempre em comunidade, dando exemplo da importância da família;

Não se deixa derrotar pelas adversidades e mesmo após um inverno rigoroso retorna rapidamente o seu vigor;

Busca a sabedoria no vazio de seu interior oco, lembrando-nos de estar receptivos ao novo;

Cresce sempre para o alto, visando os céus e o mundo espiritual;

Vive na simplicidade e no minimalismo, com poucos ou quase nada de galhos ou adornos;

“Olhe para uma árvore,  uma flor, uma planta. Deixe sua atenção repousar nelas. Note como estão calmas, profundamente enraizadas no Ser. Deixe que a natureza lhe ensine o que é a calma.”

- Eckhart Tolle