Moradia

Prezados amigos,

Temos sido frequentemente contactados por interessados em morar aqui na ecovila. Para facilitar a comunicação sobre este assunto decidimos trazer alguns esclarecimentos:

Com relação a este procedimento temos o seguinte lema:

“Paquera, Namoro, Noivado e Casamento”

O simbolismo deste lema está diretamente relacionado ao princípio mais importante na vivência de nossos valores: o relacionamento humano e a afinidade de propósitos.

Neste sentido, a vida em comunidade como nós entendemos, envolve um rigoroso exame de consciência e a importante decisão de unir uma vida a outra, neste caso, uma vida a muitas outras.

Todos nós, os fundadores da ecovila e os moradores atuais, vivemos como uma grande família e nossas crianças convivem como irmãos e cada adulto procura estar cada vez mais comprometido com o todo da vida em comunidade.

Como funciona na prática

Novos moradores sempre serão muito bem-vindos e serão recebidos com muita alegria, carinho e consideração. Mas este momento é a fase do “casamento”, antes é preciso cumprir as seguintes etapas:

Paquera: após o momento do primeiro contato, de conhecer o site, de tomar conhecimento de nossos princípios básicos etc., é necessário uma visita, para que, olhos nos olhos, possamos nos conhecer. Esta fase exige, portanto, uma visita.

Namoro: a vida em comunidade envolve bons momentos e momentos de crise, grandes comemorações e reuniões administrativas, muita colheita e fartura se houver o trabalho árduo do plantio. Esta fase é quando o interessado decide passar uma temporada conosco, como hóspede visitante, para viver na prática o dia a dia da comunidade.

Noivado: é o momento de formalizar um compromisso, de participar ativamente de nossos eventos e projetos, inclusive financeiramente, patrocinando nossos crowdfunding e contribuindo com mensalidades ou doações.

Casamento: é o momento efetivo da mudança, da união, da aliança, de estabelecer residência fisicamente dentro da ecovila, assumindo deveres estatutários e regimentais.

Cumprir estes 4 passos pode levar 6 meses ou pode levar 10 anos, como realmente aconteceu com alguns moradores atuais, que conhecemos de longa data e que só agora decidiram e foram aprovados para o clímax do compromisso formal.

Este é nosso jeito de ser e de viver e estamos muito felizes com os resultados, que tem se revelado muito promissor e com inúmeros projetos se encaminhando em completa harmonia.

Quer fazer parte de nossa família?

O primeiro passo é uma visita – pode ser uma visita rápida de 1 dia apenas ou, se assim o desejar, poderemos já começar com uma visita de hospedagem, de alguns dias.

Entre em contato e sejam bem-vindos.

Custos

..Não temos mais lotes disponíveis e nem pretendemos abrir novos lotes.

A única forma de moradia no momento é atráves de aluguel.

Considerando aluguel médio, taxas, internet, água, eletricidade e diversos um morador gastará cerca de R$ 2.500,00 por mês.

Colocamos essa informação aqui apenas para terem uma idéia, pois a maioria faz essa pergunta – raramente há casas disponíveis para alugar e a fila de espera é grande.

 

“Onde está a verdadeira amizade, aí está o mesmo querer e o mesmo não querer, tanto mais agradável, quanto mais sincero) – Ubi vera amicitia est, ibi idem velle, et idem nolle, tanto dulcius, quanto sincerius”

- Santo Tomás de Aquino